Buscar
  • Ana Silva

Métricas de Vaidade


De um modo simples, podemos dizer que métricas de vaidade são aquelas que nos fazem bem ao ego, mas não se traduzem em resultados reais.

Não significa que se devam ignorar, mas não deverão ser tidas em conta para avaliar a presença nas redes sociais nem ajudam a tomar decisões de negócio mais acertadas.

Como reconhecer uma métrica de vaidade?

LIKES, CORAÇÕES E SIMILARES

Ainda é comum considerar que muitos likes são sinónimo de sucesso. Mas, se esses likes não se traduzem em leads, estamos realmente a ter sucesso?


CLIQUES

A taxa de cliques é importante para saber se está a conseguir levar pessoas para as suas páginas. Mas, se tem uma baixa taxa de conversão ou tempo de permanência na página, é preciso analisar se a mesma está alinhada com a expetativa do cliente.

PARTILHAS

A partilha de conteúdo ajuda a levar mais tráfego para o site. Mas, se o conteúdo da partilha não for relevante, de pouco interessa. Se não tiver conteúdo de qualidade, não conseguirá gerar leads. E sem leads, não há negócios!


TAXA DE REJEIÇÃO

A taxa de rejeição significa quantos utilizadores abandonam a página antes de cumprir determinados requisitos. Além do tempo passado em cada página, se o utilizador não interage com nenhum dos links da página, ela pode ser considerada como página rejeitada.


SEGUIDORES

Qualquer que seja a Rede Social, o número de seguidores não se traduz em negócio. É óbvio que ter muitos seguidores ou fãs é interessante, mas não está diretamente relacionado com o sucesso da sua empresa.

VISUALIZAÇÕES DA PÁGINA

Por si só, o número de visualizações da página não se traduzem em negócio e precisam de ser analisadas mais profundamente, para se poder tomar decisões a partir do seu número. Um site pode ter 1.000 visualizações de 100 visitantes ou 1.000 visualizações de 1.000 visitantes. São cenários bastante diferentes e que merecem uma maior atenção de análise.

​Resumindo, se a métrica não ajudar a tomar decisões e não sabe o que fazer com ela, provavelmente está a olhar para uma métrica de vaidade e esse não será, de todo, o caminho a seguir.

Para saber como o podemos ajudar na definição da sua Estratégia Digital, Contacte-nos.


36 visualizações0 comentário

STS IT TECHNOLOGY

AMC - Assistência, Marketing e Consultadoria

Rua de Timor, 4/6 - 4º N

2745-225 QUELUZ

@: info@sts-it.pt

Tel: 966 261 491

  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

STS   AMC   AMC